domingo, 16 de março de 2008

Evitando problemas desnecessários

“ Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados
a fim de servir de exemplo para os outros,
e aquelas coisas foram escritas a fim de servirem de aviso para nós.”
(1 Co 10.11)

Eu estava imaginando as conseqüências do flagrante em prostituição do governador de Nova York, Eliot Spitzer, quando recebo outra difícil notícia. Esta bem mais próxima. Um parente da família de minha esposa acabara de morrer, tragicamente, aos vinte e dois anos de idade. Além do pesar, a preocupação com a reação da mãe, já viúva, ao tomar conhecimento que perdera seu único filho.

Em tudo que nos acontece há algo a ser aprendido. Ter serenidade para suportar as adversidades e extrair as lições que nos fazem crescer é sempre o maior desafio. Por isso, mesmo em meio à dor, refletir sobre as razões desse infortúnio na vida de um parente tão próximo também nos trouxe ensinamentos valiosos.

Você e eu não conseguiremos viver sem problemas. E se fosse possível, provavelmente seria tedioso. Mas o texto bíblico transcrito acima nos lembra que há problemas que podem e devem ser evitados. Passar por essas experiências resultaria sempre num saldo negativo. Por essa razão, impõe-se-nos a necessidade de algumas atitudes sábias:
1. Procure viver valorizando o que de bom você já tem recebido;
2. Jamais esqueça que todas suas escolhas e decisões têm conseqüências;

3. No lugar de aprender com as próprias faltas, seja sábio e aprenda com os erros dos outros;

4. Mantenha a humildade, reconhecendo sua vulnerabilidade;

5. E, quando for necessário, receba o conforto dAquele que sempre cuida de nós.

Nenhum comentário: