sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Qual a minha parte ?


“Quando recebeu a mensagem de Ester, Mordecai mandou o seguinte recado para ela: “Não pense que, por morar no palácio, só você, entre todos os judeus, escapará da morte. Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!”” (Ester 4:12-14)

Se não faço parte da solução, então sou parte do problema.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Continuando firme


“— E você, Daniel, continue firme até o fim. Você morrerá, mas no fim ressuscitará para receber a sua recompensa.” (Daniel 12:13)

Muitas vezes só encontramos sentido nesta vida crendo que haverá uma outra.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Estranho amor


“Ouve, ó meu Deus, e atende a minha oração. Abre os olhos, vê a nossa desgraça e olha para a tua cidade. Fazemos os nossos pedidos por causa da tua grande compaixão e não porque sejamos bons e honestos.” (Daniel 9:18)

Visto pela lente humana do merecimento o amor divino será sempre estranho.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

A religião barata


“Então o rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: — Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve.” (Daniel 6:16)

A religião barata vende facilidades, mas a verdade é que a fidelidade a Deus não nos blinda das dificuldades.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mesmo na fornalha


“De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: — Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? — Sim, senhor! — responderam eles. — Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? — perguntou o rei. — Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.” (Daniel 3:24-25)

Algumas vezes nosso Deus não nos livra da fornalha, mas sempre está conosco no meio dela.

domingo, 25 de setembro de 2016

A riqueza de ser gente


“Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido.” (Daniel 1:8)

A riqueza de ser gente é poder ver todo mundo agindo de um jeito e mesmo assim resolvermos fazer diferente.

sábado, 24 de setembro de 2016

O melhor de tudo


“O nome da cidade daqui em diante será: “O Senhor está aqui.”" (Ezequiel 48:35)

Não importa se estamos vivendo momentos felizes ou desesperadores, o melhor de tudo é sempre JAVÉ-SHAMÁ.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Atenção ao essencial


“Agora, eles que deixem de adorar outros deuses e levem para longe os corpos dos seus reis. Se fizerem isso, eu viverei no meio deles para sempre.” (Ezequiel 43:9)

Muitas vezes estamos tão distraídos com o acessório que não damos atenção ao essencial.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Restaurando os quebrados


“Ele disse: — Profetize para esses ossos. Diga a esses ossos secos que deem atenção à mensagem do Senhor. Diga que eu, o Senhor Deus, estou lhes dizendo isto: “Eu porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Eu lhes darei tendões e músculos e os cobrirei de pele. Porei respiração dentro de vocês e os farei viver de novo. Aí vocês ficarão sabendo que eu sou o Senhor.”” (Ezequiel 37:4-6)

Se você não se importa em continuar quebrado, o problema é seu; mas se deseja muito ser restaurado, esse problema é de Deus.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Revelação para a vida


“Porei o meu Espírito dentro de vocês e farei com que obedeçam às minhas leis e cumpram todos os mandamentos que lhes dei.” (Ezequiel 36:27)

Deus não revela Sua vontade apenas para que seja conhecida, mas principalmente para que seja vivida.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

As escolhas de cada dia


“Quando um homem correto para de fazer o bem e começa a fazer o mal, ele morrerá por causa disso. Quando um homem mau para de pecar e faz o que é bom e correto, ele salvou a sua vida.” (Ezequiel 33:18-19)

No jogo da vida, não cabe o "já ganhou" ou o "tá perdido", pois nossa história é resultado das escolhas que fazemos a cada dia.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Não vale a pena


“A árvore cresceu tanto, que chegou até as nuvens; mas, conforme crescia, também aumentava o seu orgulho.” (Ezequiel 31:10)

Não vale a pena qualquer crescimento diante dos homens que me leve para longe de Deus.

domingo, 18 de setembro de 2016

Lembrando de onde eu vim


“A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, até que você começou a fazer o mal.” (Ezequiel 28:15)

Só tem um jeito de prevenir minhas recaídas: todo dia me lembrar de onde eu vim.

sábado, 17 de setembro de 2016

As vitórias de Deus


"Procurei alguém que pudesse se posicionar em meu lugar contra tudo isso, alguém que reconstruísse as defesas da cidade, que tomasse uma posição por mim, se pusesse na brecha e protegesse esta terra, para que eu não tivesse de destruí-la. Não achei ninguém. Ninguém mesmo." (Ezequiel 22.30)

As vitórias de Deus acontecem quando nos dispomos a lutar segundo a direção dEle.

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cada um responde por si


“Aquele que peca é que morre. O filho não sofrerá por causa dos pecados do pai, nem o pai, por causa dos pecados do filho. A pessoa boa será recompensada por fazer o bem, e a pessoa má sofrerá pelo mal que praticar.” (Ezequiel 18:20)

Não adianta negar ou culpar os outros, cada um deve assumir os próprios tropeços para poder se levantar e continuar caminhando.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Marcas emocionais


“Eu perdoarei todas as coisas más que você fez, porém você lembrará delas e ficará envergonhada demais para dizer qualquer coisa. Eu, o Senhor Deus, falei.” (Ezequiel 16:63)

Deus está sempre pronto a esquecer nossos pecados, nossas emoções demoram bem mais.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

A glória que escolho


“Aí a glória do Senhor se afastou da cidade e foi parar sobre o monte que está a leste dela.” (Ezequiel 11:23)

Se de fato eu quero contemplar a glória de Deus, só há um jeito: humilhando meu ego.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Esse só Deus muda


“Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente.” (Ezequiel 11:19)

Podemos fazer muitas coisas, mas há uma que só Deus é capaz: mudar o coração humano.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O verdadeiro altar


“Um dia, os líderes do povo de Judá estavam me visitando em casa. Fazia exatamente seis anos, seis meses e cinco dias que eles tinham sido levados como prisioneiros. De repente, o poder do Senhor Deus veio sobre mim.”
(Ezequiel 8:1)

No coração sinto Deus, mas é na minha casa onde revelo se essa presença é verdadeira.

domingo, 11 de setembro de 2016

Não vale a pena


"E eles odiarão a si mesmos por causa das suas maldades e das coisas nojentas que fizeram". (Ezequiel 6.10)

Quando vivemos longe de Deus quase sempre terminamos nos afastando de nós mesmos.

sábado, 10 de setembro de 2016

Presente nas adversidades


“No dia cinco do quarto mês do ano trinta, eu, o sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, vivia na Babilônia, na beira do rio Quebar, junto com os judeus que haviam sido levados para lá como prisioneiros. O céu se abriu, e eu tive uma visão de Deus. Quando isso aconteceu, fazia cinco anos que o rei Joaquim estava preso. Ali na Babilônia, na beira do rio Quebar, eu ouvi o Senhor falar comigo e senti o seu poder.”
(Ezequiel 1:1-3)

A falsa expectativa de que Deus só está presente quando tudo vai bem nos rouba a oportunidade de desfrutar do Seu real poder.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Sincero arrependimento


“Eu, o Senhor, o Deus de Israel, digo isto ao rei: “Você ouviu o que está escrito no livro, e se arrependeu, e se humilhou diante de mim, rasgando as suas roupas e chorando quando ouviu como ameacei castigar a cidade de Jerusalém e o seu povo. Eu ouvi a sua oração e por isso só depois da sua morte é que vou castigar Jerusalém e o seu povo. Vou deixar que você morra em paz.” (2Crônicas 34:26-28)

Deus não se impressiona com nossas falsas expectativas de perfeição, mas se agrada do nosso sincero arrependimento.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Ele é sempre maior


“— Sejam fortes e corajosos! Não fiquem assustados, nem tenham medo do rei da Assíria e do seu enorme exército. Pois aquele que está do nosso lado é mais poderoso do que o que está do lado dele. Ele só conta com a força dos homens, mas do nosso lado está o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo ficou animado ao ouvir as palavras do rei Ezequias.” (2Crônicas 32:7-8)

Algumas dificuldades são gigantescas, mas Aquele que está do nosso lado é sempre maior do que nossos problemas.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sem Ele é bem mais difícil


“Mesmo nessa época em que passou por tantas dificuldades, o rei Acaz tornou-se ainda mais infiel ao Senhor.” (2 Crônicas 28:22)

Nossas lutas podem se tornar bem mais difíceis se insistirmos em enfrentá-las sem Deus.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A melhor vingança


“Mas alguns conspiraram contra ele e, por ordem do rei, apedrejaram-no até a morte no pátio do templo do Senhor. O rei Joás não levou em conta que Joiada, pai de Zacarias, tinha sido bondoso com ele, e matou o seu filho. Este, ao morrer, exclamou: “Veja isto o Senhor e faça justiça!”” (2 Crônicas 24:21-22)

Não existe melhor vingança do que entregar completamente a nossa causa ao Justo Juiz.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Grande problema, enorme vitória


“Ó nosso Deus, não irás tu julgá-los? Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”.” (2 Crônicas 20:12)

Diante de um grande problema, minha maior vitória é reconhecer o quanto sou pequeno.

domingo, 4 de setembro de 2016

Ouvindo o que é preciso


“Mas Josafá perguntou: — Não existe aqui mais nenhum profeta para nós consultarmos o Senhor por meio dele? Acabe respondeu: — Existe outro, que se chama Micaías, filho de Inla. Mas eu tenho ódio dele porque nunca profetiza para mim o que é bom, mas só o que é ruim. — Não fale desse jeito! — disse Josafá.” (2Crônicas 18:6-7)

Escutar somente o que queremos ouvir pode até agradar nossos ouvidos, mas não nos levará muito longe.

sábado, 3 de setembro de 2016

A principal reforma


“Asa ouviu essa mensagem, isto é, a profecia de Azarias, filho de Odede, e ficou cheio de coragem. Acabou com todos os ídolos nojentos que havia em Judá e em Benjamim e também nas cidades que ele tinha conquistado na região montanhosa de Efraim e consertou o altar do Senhor Deus, que estava no pátio em frente do Templo.” (2Crônicas 15:8)

Toda reforma verdadeira começa substituindo as crenças que nos limitam por aquelas que nos fortalecem.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Unidade na diversidade


"E assim os israelitas voltaram para as suas casas deixando Roboão como rei somente do povo que morava no território da tribo de Judá. Desde aquela época até hoje, o povo de Israel, o Reino do Norte, está revoltado contra os reis descendentes de Davi". (2 Crônicas 10.17, 19)

Uma grande nação busca o caminho da unidade, não permitindo que a diversidade se transforme numa adversidade.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Tempo de recomeçar


“então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.” (2Crônicas 7:14)

Mesmo que tenhamos dado muitos passos pra trás, sempre é tempo de recomeçar a dar passos pra frente.