terça-feira, 31 de outubro de 2017

Resistindo aos atalhos (3)



Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi conduzido pelo Espírito no deserto, onde foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. (Lucas 4.1-2)

Só iremos saber se de fato estamos preparados quando diante da realidade formos testados.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Resistindo aos atalhos (2)



Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão e foi conduzido pelo Espírito no deserto. (Lucas 4.1)

Os atalhos podem nos satisfazer até um certo momento, mas dificilmente nos trarão crescimento.

domingo, 29 de outubro de 2017

Resistindo aos atalhos (1)



Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão ... (Lucas 4.1)

Às vezes, para não chegar onde não devemos, precisamos nos lembrar de onde viemos.

sábado, 28 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (7)



Enquanto as mulheres estavam a caminho, alguns dos guardas entraram na cidade e contaram aos principais sacerdotes o que havia acontecido. Eles convocaram uma reunião com os líderes do povo e decidiram subornar os guardas com uma grande soma de dinheiro. Instruíram os soldados: “Vocês devem dizer o seguinte: ‘Os discípulos de Jesus vieram durante a noite, enquanto dormíamos, e roubaram o corpo’. Se o governador ficar sabendo disso, nós os defenderemos, para que não se compliquem”. Os guardas aceitaram o suborno e falaram conforme tinham sido instruídos. Essa versão se espalhou entre os judeus, que continuam a conta-la até hoje. (Mateus 28.11-15)

Não adianta idealizar as instituições, pois elas resultam daquilo que as pessoas que as fazem guardam em seus corações.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (6)



Pilatos viu que de nada adiantava insistir e que um tumulto se iniciava. Assim, mandou buscar uma bacia com água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade é de vocês”. (Mateus 27.24)

A imperfeição no julgar é algo que todo ser humano tem que admitir e não uma desculpa para deixar de sua responsabilidade assumir.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (5)



Nesse momento, enquanto Pilatos estava sentado no tribunal, sua esposa lhe mandou o seguinte recado: “Deixe esse homem inocente em paz. Na noite passada, tive um sonho a respeito dele e fiquei muito perturbada”. (Mateus 27.19)

Às vezes meu julgamento é a rejeição do outro naquilo que em mim mesmo não suporto.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (4)



Então o sumo sacerdote rasgou as vestes e disse: “Blasfêmia! Que necessidade temos de outras testemunhas? Todos ouviram a blasfêmia. Qual é o veredicto?”. “Culpado!”, responderam. “Ele merece morrer!” (Mateus 26.65-66)

Por mais que eu queira ser inteiramente racional no julgar, não há como impedir a influência das emoções no meu pensar.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (3)



Lá dentro, os principais sacerdotes e todo o conselho dos líderes do povo tentavam encontrar testemunhas que mentissem a respeito de Jesus, para que pudessem condená-lo à morte. (Mateus 26.59)

Não é por encontrar outras pessoas com minha mesma maneira de pensar que posso garantir o meu julgar.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (2)



Então Judas Iscariotes, um dos Doze, foi aos principais sacerdotes e perguntou: “Quanto vocês me pagarão se eu lhes entregar Jesus?”. E eles lhe deram trinta moedas de prata. Daquele momento em diante, Judas começou a procurar uma oportunidade para trair Jesus. (Mateus 26.14-16)

Quando se trata de a mim mesmo julgar, preciso tomar cuidado porque o que penso a meu respeito é a vida real que irá validar.

domingo, 22 de outubro de 2017

O cuidado no julgar (1)



Naquela mesma hora, os principais sacerdotes e líderes do povo estavam reunidos na residência de Caifás, o sumo sacerdote, tramando uma forma de prender Jesus em segredo e matá-lo. “Mas não durante a festa da Páscoa, para não haver tumulto entre o povo”, concordaram entre eles. (Mateus 26.3-5)

Toda vez que eu for julgar não posso esquecer da minha tendência de querer sempre minhas crenças confirmar.

sábado, 21 de outubro de 2017

Estava escrito (7)



Ao entardecer, trouxeram a Jesus muita gente possuída por demônios. Ele expulsou esses espíritos impuros com uma simples ordem e curou todos os enfermos. Cumpriu-se, desse modo, o que foi dito pelo profeta Isaías: “Levou sobre si nossas enfermidades e removeu nossas doenças”. (Mateus 8.16-17)

Não é porque meu problema eu não saiba resolver que a solução não possa acontecer.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Estava escrito (6)

Mensagem (6)


Quando Jesus soube que João havia sido preso, voltou à Galiléia. Saindo de Nazaré, mudou-se para Cafarnaum, junto ao mar da Galiléia, na região de Zebulom e Naftali. Cumpriu-se, desse modo, o que foi dito por meio do profeta Isaías: “Na terra de Zebulom e Naftali, junto ao mar, além do rio Jordão, na Galileia, onde vivem tantos gentios, o povo que vivia na escuridão viu uma grande luz, e sobre os que viviam na terra onde a morte lança sua sombra, uma luz brilhou”. (Mateus 4.12-16)

Se não entregamos valor com a nossa presença, não fará qualquer diferença a nossa ausência.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Estava escrito (5)



Então José se levantou e se preparou para voltar à terra de Israel com o menino e sua mãe. Soube, porém, que o novo governador da Judeia era Arquelau, filho de Herodes, e teve medo de ir para lá. Depois de ser avisado em sonho, partiu para a região da Galileia. A família foi morar numa cidade chamada Nazaré, cumprindo-se, desse modo, o que os profetas haviam dito, que Jesus seria chamado nazareno. (Mateus 2.21-23)

Coragem não é do medo sentir a ausência mas saber seguir em frente com prudência.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Estava escrito (4)



Quando Herodes se deu conta de que os sábios o haviam enganado, ficou furioso. Enviou soldados para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e seus arredores, tomando por base o relato dos sábios acerca da primeira aparição da estrela. Com isso, cumpriu-se o que foi dito por meio do profeta Jeremias: “Ouviu-se um clamor em Ramá, choro e grande lamentação. Raquel chora por seus filhos e se recusa a ser consolada, pois eles já não existem.” (Mateus 2.16-18)

Enquanto não for completamente vencido o mal deve ser todo dia com o bem combatido.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Estava escrito (3)



Naquela mesma noite, José se levantou e partiu com o menino e Maria, sua mãe, para o Egito, onde ficaram até a morte de Herodes. Cumpriu-se, assim, o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “Do Egito chamei meu filho”. (Mateus 2.14-15)

Às vezes o melhor lugar pra permanecer é aquele onde encontramos sentido de viver.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Estava escrito (2)



Eles responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim escreveu o profeta: ‘E você, Belém, na terra de Judá, não é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você virá um governante que será o pastor do meu povo, Israel’”. (Mateus 2.5-6)

Às vezes grandes coisas poderão chegar de onde menos podíamos esperar.

domingo, 15 de outubro de 2017

Estava escrito (1)




Tudo isso aconteceu para cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “ Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’”. (Mateus 1.22-23)

Às vezes o melhor a ser feito vai muito além de considerarmos apenas aquilo que nos diz respeito.

sábado, 14 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (7)



Em seguida, comemoraram durante sete dias a Festa dos Pães sem Fermento. Houve grande alegria em toda a terra, pois o SENHOR tornou o rei da Assíria favorável a eles e o levou a ajudá-los a reconstruir o templo de Deus, o Deus de Israel. (Esdras 6.22)

Quem está disposto a pagar o preço de recomeçar precisa aprender o valor de cada vitória celebrar.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (6)



Finalmente, o templo foi terminado, como havia sido ordenado pelo Deus de Israel e decretado por Ciro, Dario e Artaxerxes, reis da Pérsia. O templo foi concluído no dia 12 de março, 32 no sexto ano do reinado do rei Dario. (Esdras 6.14-15)

De nada adianta uma nova caminhada iniciar se não for com o firme propósito de conseguir terminar.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (5)



Assim, a obra no templo de Deus em Jerusalém foi interrompida e ficou parada até o segundo ano do reinado de Dario, rei da Pérsia. Nessa época, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus de Judá e Jerusalém. Falavam em nome do Deus de Israel, que estava sobre eles. Em resposta, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jeozadaque, começaram outra vez a reconstruir o templo de Deus em Jerusalém. E os profetas de Deus estavam com eles e os auxiliavam. (Esdras 4.24-5.2)

Meu recomeço poderá ficar pelo meio do caminho caso eu insista em querer prosseguir sozinho.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (4)



Então os habitantes da região tentaram desanimar e amedrontar o povo de Judá, para que não continuassem a construção. Subornaram agentes para trabalhar contra eles e frustrar seus planos. Isso prosseguiu durante todo o reinado de Ciro, rei da Pérsia, até que Dario, rei da Pérsia, subiu ao poder. (Esdras (4.4-5)

Jamais devemos ter a ingenuidade de achar que existirá recomeço sem adversidade.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (3)



A construção do templo de Deus começou no segundo mês14 do segundo ano depois da chegada a Jerusalém. (Esdras 3.8)

Nenhum recomeço jamais será completado se o primeiro passo não for dado.

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (2)



No sétimo mês, quando os israelitas já haviam se estabelecido em suas cidades, todo o povo se reuniu em Jerusalém com um só propósito. Então Jesua, filho de Jeozadaque, juntou-se a seus colegas, os sacerdotes, e a Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus companheiros, para reconstruir o altar do Deus de Israel. (Esdras 3.1-2)

Uma das maiores lições para quem quer recomeçar é saber que o mais importante jamais pode ser deixado de priorizar.

domingo, 8 de outubro de 2017

Tempo de recomeçar (1)



No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, o SENHOR cumpriu a profecia que havia anunciado por meio de Jeremias. O SENHOR despertou o coração de Ciro para registrar por escrito a seguinte proclamação e enviá-la a todo o seu reino: “Assim diz Ciro, rei da Pérsia: “O SENHOR, o Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra. Ele me encarregou de construir para ele um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem pertence ao povo dele, volte para realizar essa tarefa. E que o SENHOR, seu Deus, esteja com vocês !”. (2 Crônicas 36.22-23)

Quando admitimos que o problema está no caminho que escolhemos tomar é porque é chegado o tempo de recomeçar.

sábado, 7 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (7)



Harbona, um dos eunucos do rei, disse: “Hamã construiu uma forca de mais de vinte metros no pátio da casa dele. Pretendia usá-la para enforcar Mardoqueu, o homem que salvou o rei de ser assassinado”. “Usem-na para enforcar Hamã!”, ordenou o rei. Assim, executaram Hamã na forca que ele havia construído para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou. (Ester 7.9-10)

Precisamos cuidar para que nenhum mal venhamos desejar, pois corremos o risco de que para nós ele possa retornar.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (6)



Mardoqueu enviou esta resposta a Ester: “Não pense que por estar no palácio você escapará quando todos os outros judeus forem mortos. Se ficar calada num momento como este, alívio e livramento virão de outra parte para os judeus, mas você e seus parentes morrerão. Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?”. (Ester 4.13-14)

Não dar espaço hoje para a negligência pode ser o detalhe que amanhã na nossa vida fará toda a diferença.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (5)



Quando Mardoqueu soube de tudo que havia acontecido, rasgou suas roupas, vestiu-se de pano de saco, cobriu-se de cinzas e saiu pela cidade, chorando alto e amargamente. Quando a notícia do decreto chegou a todas as províncias, houve grande pranto entre os judeus. Jejuaram, choraram e lamentaram, e muitos se deitaram em pano de saco e em cinzas. (Ester 4.1,3)

Tratar hoje das nossas emoções e sentimentos com absoluta sinceridade pode ser o detalhe que amanhã fará toda a diferença na nossa sanidade.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (4)



Certo dia, quando Mardoqueu estava de serviço junto à porta do palácio real, dois eunucos do rei, Bigtana e Teres, guardas da porta dos aposentos do rei, se indignaram com Xerxes e conspiraram para matá-lo. Mardoqueu, porém, soube do plano e transmitiu a informação à rainha Ester, que contou ao rei em nome de Mardoqueu. (Ester 2.21-22)

Fazer hoje o que é certo e não apenas por conveniência pode ser o detalhe que amanhã fará toda a diferença.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (3)



Quando chegou a vez de Ester se apresentar ao rei, ela aceitou o conselho de Hegai, eunuco encarregado do harém. Ester continuou a manter em segredo sua nacionalidade e a origem de sua família. Ainda seguia as instruções de Mardoqueu como havia feito quando vivia sob os seus cuidados. (Ester 2.15, 20)

Se hoje não consigo alguém respeitar, amanhã não serei capaz de ninguém liderar.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (2)


No sétimo dia da festa, quando o rei Xerxes estava muito alegre por causa do vinho, ordenou aos sete eunucos que o serviam — Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas — que lhe trouxessem a rainha Vasti, usando a coroa real. Ele queria que os nobres e os demais convidados contemplassem sua beleza, pois era uma mulher muito bonita. Mas, quando transmitiram a ordem do rei à rainha Vasti, ela se recusou a ir. O rei ficou furioso e indignado. (Ester 1.10-12)

Faz muita diferença quanto antes de agir pausamos para avaliar as consequências.

domingo, 1 de outubro de 2017

O detalhe que faz a diferença (1)


No terceiro ano de reinado, ofereceu um banquete a todos os seus nobres e oficiais. Convidou todos os oficiais militares da Pérsia e da Média e os príncipes e nobres das províncias. Na mesma ocasião, a rainha Vasti ofereceu um banquete para as mulheres no palácio do rei Xerxes. (Ester 1.3,9)

A qualidade de cada relacionamento não se encontra naquilo que damos publicidade mas no que de fato acontece na nossa intimidade.