segunda-feira, 2 de junho de 2008

Uma vida totalflex

“Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.” (Mc 14.38)

Enquanto o governo brasileiro recebe críticas internacionais à produção de biocombustíveis, o mercado nacional de automóveis supera a marca histórica de 4 milhões de veículos com motores totalflex, que consomem álcool e/ou gasolina, aproximando-se da frota americana, por enquanto a maior do mundo.

Confesso que não sou um bom usuário de veículo com motor totalflex. Tenho o hábito arraigado de somente utilizar gasolina. Recentemente, entretanto, decidi fazer diferente e enchi o tanque do carro com álcool. Logo nos primeiros quilômetros, o automóvel começou a falhar. Voltei ao posto e o frentista explicou que normalmente isso acontece com quem só abastece com um tipo de combustível.

Fiquei pensando que talvez sejamos também assim nas nossas vidas. Há pessoas que confiam somente em si. Agem como se Deus não existisse, baseando suas vidas somente no dinheiro, bens e status que possuem. De outro lado, existem aqueles completamente passivos. Colocam tudo sob a responsabilidade de Deus, como se não tivessem nada a realizar.

Não sei se vou me acostumar com o uso alternado de gasolina e álcool. Mas uma coisa é certa. Deus deseja que tenhamos uma vida totalflex. Ele sabe que nossa felicidade depende do equilíbrio entre a disposição para fazermos a parte que nos cabe e a fé acolhedora dos resultados que, em última análise, estão absolutamente fora do nosso controle.

Um comentário:

Maya disse...

Infelizmente, essa é a realidade mais comum. Reclamar de tudo é muito fácil, culpar o outro, Deus, até mesmo a sorte é realmente muito fácil. Mas agir para mudar o rumo da própria vida, dentro daquilo que lhe cabe, é coisa para os grandes de espírito e os que sabem viver. Não creio, contudo, que ser uma pessoa totalflex seja algo a se buscar. Pelo contrário, esse é o ponto de partida, o pré-requisito básico para todo o resto, o start point sem o qual nenhum ser humano pode seguir sua busca pessoal. Ser totalflex é perceber-se humano, sentir-se vivo de verdade. Se conseguirmos essa proeza essencial, o caminho para o verdadeiro alimento para a alma nos será revelado.