domingo, 25 de maio de 2008

Perdemos um bom referencial

“Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem ...” (Rm 13.14)

Se você admira a obra do espanhol Pedro Almodóvar, deve ter percebido a grande influência da mulheres na vida desse consagrado cineasta. Filmes como Tudo sobre minha mãe ou Volver revelam o quanto o universo feminino é um referencial marcante na formação do diretor e, em conseqüência, na sua premiada produção cinematográfica.

Da minha infância, guardarei sempre a inspiradora lembrança de meu avô paterno como referencial de integridade e valorização da família. Além disso, é possível que eu ainda não tenha consciência da extensão da enorme influência materna na minha personalidade, a exemplo de traços marcantes como capacidade de perdão e determinação nas horas mais difíceis.

Deus sabe o quanto precisamos de bons referenciais na construção do nosso caráter. Ao enviar seu único e precioso Filho para viver entre nós, Ele nos ofereceu um modelo das qualidades que um ser humano deve ter como alvo mais elevado. Porém, não podemos esquecer a importância das pessoas que nos influenciam no nosso dia-a-dia, seja através do convívio com aquelas mais próximas ou apenas acompanhando a vida pública de algumas.

É por isso que devemos nos sentir enlutados com a perda repentina de Jefferson Péres. Logo agora, num momento em que nosso País vive uma profunda carência de referenciais de ética, moralidade e zelo com a coisa pública. Resta a consoladora esperança de que o irretocável testemunho do senador amazonense sirva como exemplo de que é possível, embora incomum, contarmos com boas referências também na política.

Nenhum comentário: