sexta-feira, 16 de maio de 2008

Viva o tempo que se chama hoje

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. (Mt 6.34)

Dunga fez nova convocação da seleção brasileira de futebol. A lista divulgada confirma a coerência do treinador em dar preferência aos atletas com bom desempenho em seus clubes. Torcedores e a imprensa concordam com o critério adotado. Seleção é momento, por isso deve-se contar com aqueles que estejam bem hoje.

Tenho um colega no trabalho que está enfrentando problemas no casamento. A esposa fez uma opção religiosa diferente da que eles seguiram durante mais de quarenta anos. Há quatro meses que ele praticamente não fala com a mulher. Justifica o silêncio renitente quando pensa que vai se aposentar daqui a dois anos e não poderá ir junto com sua amada à mesma igreja.

O passado ficou lá atrás e dele deveríamos guardar apenas as lições. O futuro só existe na nossa imaginação. O que você e eu temos de verdade é apenas o presente. Por isso, seja inteligente e desfrute da melhor e mais responsável maneira o seu agora. Sem o peso do passado. Nem tampouco a ansiedade diante do futuro. Viva o tempo que se chama hoje.

Não sei como Dunga aprendeu a valorizar o momento presente, tornando esse princípio até como regra para suas convocações. Mas conversei com meu colega e sugeri que fosse correndo para casa e convidasse a esposa para tomar um sorvete juntos, esquecendo todo o mal entendido. Afinal, viver com gratidão e entusiasmo o dia de hoje é a sábia receita de vida prescrita por Aquele que nos criou e, por isso, conhece perfeitamente o que é melhor para nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

O amanhã é consequencia de tudo o que fizemos no passado, e ontem talvez tenhamos tomado uma decisão que influenciará nossa vida por um longo tempo. Amor e razão nos dão a medida justa de uma ação coerente, guiada pelos ensinamentos e inspirações que nos vem do Alto.