domingo, 17 de agosto de 2008

A trajetória do ouro

“ O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR.”(Pv 21.31)

“Tento dormir o suficiente, me alimentar o suficiente e treinar o mais que posso. Além disso, há outras coisas que me favorecem, como a relação que tenho com o meu treinador, e sim, claro, o jeito como eu nasci”. Este é o americano Michael Pelps – maior fenômeno da natação de todos os tempos, o atleta que mais ganhou ouros em olimpíadas.

Para nós, brasileiros, o Cubo d’Água, em Pequim, também foi palco de um momento raro de triunfo e superação individual. O paulista César Augusto Cielo Filho, de 21 anos, ganhou uma inédita medalha de ouro na natação ao vencer os 50 metros livres, batendo o recorde olímpico na prova mais rápida e estonteante da modalidade.

Os três últimos anos de treinamento nos Estados Unidos, longe da família e com uma rotina de cinco horas diárias de treino, mais uma hora de musculação, deram resultado. Além do ouro, Cielo conquistou também o bronze nos 100 metros livres, transformando-se no novo herói do esporte brasileiro – e nosso maior nadador de todos os tempos.

Quando você desejar uma vitória, lembre-se dos exemplos acima. O lugar mais alto do pódio foi conquistado por esses atletas através de intensa preparação que exigiu esforço, disciplina e muito sacrifício. Essa foi a parte deles, cumprida com excelência. Por outro lado, a constituição física de cada um, as pessoas que surgiram para ajudá-los nessa trajetória e a oportunidade que tiveram de brilhar em Pequim estavam fora do controle desses campeões. Foram dádivas dAquele lá de cima. Preparação e oportunidade. Sem uma delas, a história seria diferente.

Nenhum comentário: