quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cavando poços

“Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.”(Gn 26.22)

A Petrobras vai ampliar seus investimentos no Ceará visando triplicar o número de poços terrestres de exploração de petróleo. De 2009 a 2014, a empresa vai perfurar mil novos poços na região leste do Estado. Para este ano, estavam programados 44 poços, sendo que 28 já foram concluídos. Para se ter a real dimensão do que isso representa basta saber que hoje o Estado possui apenas 500 poços terrestres.

O volume de petróleo extraído das áreas terrestres do Ceará, com a construção desses mil novos poços, vai passar dos atuais 2 mil barris por dia - que devem chegar a 2,2 mil até o fim deste ano - para 5,3 mil barris por dia em 2014. Ou seja, a produção de petróleo de poços em terra vai mais que dobrar em seis anos. Hoje, a produção total do Estado, somando o que é extraído em nove plataformas marítimas instaladas no município de Paracuru e nos 500 poços terrestres, é de 9,8 mil barris de petróleo por dia e de 195 mil metros cúbicos diários de gás natural.

Fiquei pensando que não é só uma grande empresa como a Petrobrás que deve se interessar em cavar poços. Eu e você também necessitamos cavar poços em nossas vidas. Esses poços podem ser vistos como aqueles desafios que, sem eles, nossa existência fica sem sentido e monótona: casamento, filhos, saúde, formação, profissão e amizades.

Cada um de nós tem de cavar seus próprios poços. E um poço só se cava com fé, esforço, humildade e perseverança. Tal como a Petrobrás, temos que fazer a nossa parte investindo na perfuração dos poços. Mas devemos também aceitar que nem sempre acharemos “petróleo” nos poços que cavamos. Nesses casos, precisaremos da sabedoria e ajuda do Alto para aprender as lições e continuar perseverando.

Nenhum comentário: