sábado, 20 de dezembro de 2008

Neste natal, deixe que Ele desate seus nós

"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo." (Mt 1.18)

Imagine você estando com tudo pronto para casar e, de repente, recebe a notícia de que sua noiva está grávida. Adicione o fato de que isso acontece numa sociedade fortemente patriarcal. Reconheça que seria uma tragédia. Mesmo hoje em dia, quando é comum a intimidade do casal acontecer antes do matrimônio, é muito provável que ficaríamos atônitos, sem saber o que fazer.


Foi exatamente isso que aconteceu no nascimento de Jesus Cristo. Antes do Filho de Deus nascer, era José, futuro marido de Maria, quem se encontrava numa grande encrenca. Aquela que seria a futura esposa correndo o risco de ter a honra difamada. Uma criança que viveria sem saber quem era o pai. Fala sério, do ponto de vista humano, um problema impossível de resolver.


Quando pequeno, lembro das muitas vezes que, ao calçar os sapatos, descobria que havia nós nos cardarços. Curioso era que quase sempre eles tinham sido dados por mim mesmo, ao retirar os próprios sapatos sem desfazer os laços com cuidado. O jeito era apelar para meus pais e pedir para que desatassem aqueles nós.


Ao pensar nisso, fico imaginando que Deus é especialista em desatar nós. Aqueles que eu e você damos nos cadarços da nossa própria vida. Até mesmo os nós dados por outras pessoas ou pelas próprias circunstâncias da nossa existência. Foi isso que Ele fez na vida de José, Maria e de Jesus. E é isso que Ele deseja fazer na sua vida neste natal.

Nenhum comentário: