segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O exemplo do tricolor paulista

"Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai." (Ec 9.10)

Como torcedor do São Paulo, por incrível que pareça, estou aliviado. É verdade. O normal, é claro, seria uma efusiva alegria diante do título inédito de hexacampeão brasileiro, sendo três vezes consecutivas. Mas depois de uma semana de muita expectativa, após escapar a chance de conquistar o campeonato com o estádio do Morumbi lotado, o sentimento era somente de apreensão.


A cada ano que passa aprendo a torcer mais pelo São Paulo. Como fã ardoroso do futebol, até que não é difícil gostar de um time vitorioso. Mas confesso que minha admiração pelo clube vai além das quatro linhas. O que me chama mais atenção é o diferencial do time em manter uma estrutura que tem apresentado níveis cada vez maiores de organização e profissionalismo.


O título do Brasileirão de 2008, ganho na última rodada do campeonato, foi bem diferente dos dois anos anteriores. Segundo o técnico Murici Ramalho, ao lado de Rubens Minelli os dois únicos treinadores brasileiros com três títulos nacionais, a virada aconteceu no início do returno. Após o empate de 1 a 1 com o Atlético Mineiro, Murici teve uma conversa séria com o elenco tricolor, desafiando os atletas a acreditarem que se fizessem o melhor o título ainda seria possível.


Com as marcas históricas conquistadas em 2008 o time do São Paulo tem muito a ensinar para todos nós brasileiros. Somos um povo presenteado por Deus com um terra maravilhosa e um coração cheio de alegria e esperança. Mas falta uma parte que é nossa e que nos tem mantido sempre como o País do futuro. Desta vez, temos na nossa mais popular das manifestações culturais a oportunidade de aprendermos com o exemplo de seriedade, trabalho e disciplina dado pelo tricolor paulista.

Nenhum comentário: