“Então os soldados filisteus chamaram Jônatas e o rapaz: —Subam até aqui! Queremos mostrar uma coisa a vocês. Jônatas disse ao rapaz: —Siga-me, pois o SENHOR Deus deu ao povo de Israel a vitória sobre os filisteus.” (1 Sm 14.12)
Muitas pessoas não valorizam a família. Mas se conhecessem a história de Mardiel Santana talvez mudassem de idéia. Com uma esposa que passou por dezesseis cirurgias na cabeça e quatro anos em coma, a experiência desse casal revela que há momentos em que o suporte familiar é o derradeiro esteio de nossas vidas.
Quando recordo dos momentos difíceis, sempre encontro a presença acolhedora da minha família. O permanente cuidado e a valorização que minha mãe oferecia superavam os constantes desapontamentos na minha juventude. Como adulto, não imagino como sobreviveria sem o aconchego diário de esposa e filhos.
Acredito que a família pode se constituir num ambiente que favoreça a realização de seus projetos e a conquista de seus alvos mais significativos. Porém, como nos lembra a experiência do jovem Jônatas, mencionado no texto bíblico acima transcrito, alguns ingredientes são essenciais:
1.Iniciativa – Encare os desafios que surgirem na realidade da sua família;2. Coragem – Procure pavimentar o caminho da vitória com preparação e ousadia;
3. Confiança – Quando achar que está difícil, lembre-se que tudo é possível para aquele que crê;
4. Submissão – Aproveite para aprender cedo em casa a obediência que você precisará praticar lá fora;
5. Discernimento – Escolha sempre fazer o que é certo, independente dos seus sentimentos;
6. Companheirismo – Do que depender de você, prometa que nenhum dos seus lutará sozinho;
7. Gratidão – E nas conquistas, jamais esqueça de honrar aqueles que lhe ajudaram a chegar lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário