terça-feira, 11 de março de 2008

Alcançando a vitória em família

Então os soldados filisteus chamaram Jônatas e o rapaz: —Subam até aqui! Queremos mostrar uma coisa a vocês. Jônatas disse ao rapaz: —Siga-me, pois o SENHOR Deus deu ao povo de Israel a vitória sobre os filisteus.” (1 Sm 14.12)

Muitas pessoas não valorizam a família. Mas se conhecessem a história de Mardiel Santana talvez mudassem de idéia. Com uma esposa que passou por dezesseis cirurgias na cabeça e quatro anos em coma, a experiência desse casal revela que há momentos em que o suporte familiar é o derradeiro esteio de nossas vidas.

Quando recordo dos momentos difíceis, sempre encontro a presença acolhedora da minha família. O permanente cuidado e a valorização que minha mãe oferecia superavam os constantes desapontamentos na minha juventude. Como adulto, não imagino como sobreviveria sem o aconchego diário de esposa e filhos.

Acredito que a família pode se constituir num ambiente que favoreça a realização de seus projetos e a conquista de seus alvos mais significativos. Porém, como nos lembra a experiência do jovem Jônatas, mencionado no texto bíblico acima transcrito, alguns ingredientes são essenciais:

1.Iniciativa – Encare os desafios que surgirem na realidade da sua família;
2. Coragem – Procure pavimentar o caminho da vitória com preparação e ousadia;

3. Confiança – Quando achar que está difícil, lembre-se que tudo é possível para aquele que crê;

4. Submissão – Aproveite para aprender cedo em casa a obediência que você precisará praticar lá fora;

5. Discernimento – Escolha sempre fazer o que é certo, independente dos seus sentimentos;

6. Companheirismo – Do que depender de você, prometa que nenhum dos seus lutará sozinho;

7. Gratidão – E nas conquistas, jamais esqueça de honrar aqueles que lhe ajudaram a chegar lá.

Nenhum comentário: