segunda-feira, 31 de março de 2008

O caminho inteligente da vitória

“Quando Ezequias viu que Senaqueribe estava planejando atacar Jerusalém também, consultou os seus chefes militares e civis e propôs que tapassem as fontes de água que ficavam fora da cidade; e eles concordaram com o plano. Muita gente se ajuntou, e foram tapar todas as fontes
e também o canal que atravessava aquela região.” (2 Cr 32.2-4)

Todos nós precisamos de experiências vitoriosas. Faz parte da natureza humana essa intensa necessidade de desfrutar o sentimento gratificante de que valeu a pena correr atrás de objetivos em qualquer área de nossas vidas: família, saúde, relacionamentos, conhecimento, profissão e espiritual.

Talvez seja por isso que a vitória em si é um tremendo desafio. Não há receitas que nos permitam assegurar as conquistas que almejamos. São muitas e diversificadas as variáveis e possibilidades que estão fora do nosso controle. Entretanto, quando reflito sobre algumas histórias vitoriosas percebo que há caminhos mais inteligentes do que outros.

Constato isso neste momento, por exemplo, ao lembrar que esta semana conseguimos uma vitória importante em família. Três anos atrás nos comprometemos, pais e filhos, com um plano consistente em torno de metas que há muito tempo tentávamos alcançar. A diferença ? Passos firmes no que ouso chamar de caminho inteligente da vitória.

O texto bíblico transcrito acima registra uma extraordinária vitória do rei Ezequias, de Israel, sobre o dominador império Assírio, governado pelo temível Senaqueribe. Talvez a razão de Ezequias lhe dissesse haver poucas chances de derrotar aquele poderoso inimigo. Mas ele acreditou que era possível, fez sua parte e nos ensinou um caminho inteligente para a vitória:

1. Saiba que toda batalha começa no interior do seu coração, centro maior de seus desejos e vontades mais profundas;
2. Supere o medo que paralisa, enxergando suas lutas e adversidades como oportunidades de crescimento;

3. Combata sempre ao lado de outros, tendo o cuidado de compartilhar seus planos visando assegurar o comprometimento daqueles que lhe ajudarão a executá-los;

4. Concentre-se em fazer sua parte, investindo o melhor que puder na preparação;

5. Torne seu problema menor focalizando sempre aquilo que lhe aproxima das soluções;

6. Utilize o poder da fé como uma alavanca para suas conquistas;

7. E jamais esqueça de agradecer ao Autor de todas as vitórias em sua vida.

Nenhum comentário: