sábado, 9 de agosto de 2008

Lidando com emoções negativas

“ Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”(Ef 4.26)

Sempre que tenho raiva de alguém lembro do que aconteceu entre meu pai e meu irmão. Eles eram pessoas muito parecidas e se amavam muito. Até que um dia, papai decidiu ir embora, deixando mamãe sozinha com três filhos. Meu irmão ficou profundamente magoado com nosso pai. Alguns anos depois, ao se reencontrarem, papai pediu a bênção ao meu irmão e ele respondeu:”Bênção ao pai ? Que pai ?“. Os dois morreram com esse ressentimento mútuo.

Temos pouco ou nenhum controle sobre o que pode acontecer conosco e nos arrebatar emoções negativas como a ira. Por mais que eu dirija com bastante cuidado, sempre correrei o risco de ser fechado por algum motorista imprudente e ainda ouvir ofensas publicamente. Se você tem um senso de justiça elevado e já foi vítima de um fura-fila cínico, sabe do que estou falando.

Mas precisamos lembrar que somos responsáveis pela reação diante do que nos acontece. Temos que decidir o que fazer com esse pequeno mas valioso espaço entre o estímulo provocado pelos outros e a resposta que iremos oferecer. E para viver uma vida de alegria máxima, precisamos aprender a lidar com as emoções negativas de maneira equilibrada.

Por isso, quando for provocado ou insultado por alguém conte até dez. Se for muito sério, procure se retirar e dar uma boa caminhada. Mostre compaixão com a outra pessoa, dando-lhe graciosamente o benefício da dúvida. Lembre-se que o mais importante não é estar certo, mas ser feliz. E não esqueça de liberar o perdão que Aquele lá de cima já nos concedeu.

Um comentário:

Lana disse...

Graça e Paz Fernando Canito, que o Senhor Jesus continue abençoando grandemente a sua vida! E que vc possa sempre abençoar outras vidas através do Ajuda do Alto!!
Sou de Manaus e estive no Kerigma no início do ano! Lembrou né!!
Como está a Escola Bíblica aí?? Abraço a todos!! Sei que vc vai abraçá-los por mim!!