sábado, 1 de novembro de 2008

É tempo de aprendermos a prestar contas

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Pv 28.13)

A crise financeira faz mais uma vítima nos EUA. O banco regional Freedom Bank foi a 17ª companhia bancária americana a quebrar no país neste ano. Consequência da falta de crédito que tem levado uma série de instituições financeiras, bancos de varejo e seguradoras a registrarem perdas bilionárias, acarretando concordatas, vendas ou nacionalização.

O curioso é que o epicentro de toda essa crise envolve instituições financeiras que fazem parte do chamado "shadow banking system", algo como sistema bancário na sombra ou paralelo. Diferentemente dos bancos, eram empresas negligentemente reguladas e supervisionadas e altamente vulneráveis a eventuais desequilíbrios no mercado financeiro.

Tal fato fez com que o "maestro" e "oráculo do mercado" Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, entre 1987 e 2006, admitisse publicamente ter "errado parcialmente" ao acreditar que a desregulamentação do sistema financeiro seria benéfica, imaginando que nenhum banco emprestaria dinheiro de forma irresponsável.

Não são somente as instituições financeiras que necessitam de boas e efetivas práticas de governança corporativa. As pessoas também precisam avaliar seu progresso. Por isso, contemos com aqueles amigos de verdade para desenvolvermos o hábito saudável de prestar contas. Estando certos de que Aquele lá de cima nos ajudará em seguir em frente, nos ensinando a acertar mais, sem ter que errar tanto.

Nenhum comentário: