sábado, 25 de outubro de 2008

Viver é correr riscos

"Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã". (Pv 27.1)

O vigia Aldo José da Silva certamente nunca imaginou que tamanha tragédia pudesse acontecer com sua querida Eloá. Também não passou por sua cabeça que teria uma crise de hipertensão durante o cativeiro da filha. E muito menos que, ao ser removido pelos médicos, sua imagem seria divulgada por órgãos de impresa, permitindo a descoberta de sua verdadeira identidade.


Minha esposa tem uma grande amiga que adora festejar aniversários. Por isso, passou mais de um ano preparando a celebração dos seus 40 anos. Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para que fosse um dia inesquecível. A menos de um mês da festa, ela foi surpreendida pelo desaparecimento prematuro de um dos seus melhores amigos e talvez o maior incentivador da comemoração das suas quatro décadas.


Precisamos admitir que não temos controle total sobre nossas vidas. Isso vale especialmente em relação ao nosso futuro. Viver é correr riscos. Não se trata de ignorá-los mas saber enfrentar riscos calculados. E isso se faz trilhando o caminho da preparação oportuna e diligente. Mas sempre aprendendo a acolher os resultados do que nos acontece, na confiança de que Aquele lá de cima conhece perfeitamente o que é melhor para cada um de nós.

Nenhum comentário: