domingo, 22 de fevereiro de 2009

Você está preparado para a crise ?

"E Moisés lhes disse: —Amanhã é dia de descanso, o sábado santo, separado para Deus, o SENHOR. Por isso o SENHOR deu a seguinte ordem: “Os que quiserem assar esse alimento no forno, que assem; e os que quiserem cozinhar, que cozinhem. E guardem para o dia seguinte o que sobrar.” (Ex 16.23)

O sobrenome incomum que carrego vem de meu avô paterno. Muito jovem, imigrou de Portugal no início do século passado, primeiro para o norte e, em seguida, para o nordeste brasileiro. Através de um elevado senso de disciplina, disposição para o trabalho e capacidade empreendedora, conquistou posição privilegiada no ramo de panificação.

Ao priorizar sua vida profissional, vovô Canito entregou a educação da família inteiramente à esposa, dona Leonor. E o que é o mais grave, usou de excessiva generosidade e frouxidão nos limites com cada um dos seus 18 filhos. Quem sabe, de maneira insconsciente, era a forma que encontrava de aplacar seu sentimento de culpa pela ausência no papel de pai.

Diante da idade já avançada, vovô Canito decidiu repartir com os filhos o legado que construíra. Infelizmente, o que se viu foi a rápida dilapidação de um patrimônio edificado com tanto esforço e sacríficio. Penso que vovô morreu sem saber que a prosperidade por ele conquistada foi, em parte, a causa do despreparo e consequente infortúnio da sua descendência.

Por isso, se a crise ainda não chegou, devemos o quanto antes aprender a agradecer aproveitando as oportunidades e recursos que estão disponíveis. Tendo a consciência de a vida é feita de ciclos e que haverá momentos em que a nossa capacidade de resposta diante das dificuldades dependerá dAquele lá de cima e certamente do que fizemos em tempos de prosperidade.


Um comentário:

Unknown disse...

Oi Fernando...Como sempre fico muito feliz e agradecida em ler ou ouvir o que Deus coloca em seu coração e que vc tão bem sabe transmitir para nós, que estamos sempre ansiosos por ouvir a voz Dele.Cada vez mais ficamos conhecendo um pouco da sua família e isto nos torna mais chegados do que um irmão...Glórias a Deus por todas as coisas e que Ele com todo Seu poder continue abençoando vc e sua família....Seus amigos de Aquiraz...Paulo e Maria Helena