domingo, 5 de abril de 2009

Reconhecendo a importância dos ciclos

"Quem tem juízo colhe no tempo certo, mas quem dorme na época da colheita passa vergonha." (Pv 10.5)

Por volta dos 12 anos, experimentei uma época de grande prosperidade. Os negócios conduzidos por meus pais estavam em plena ascensão. Talvez querendo aplacar a culpa pela ausência na educação dos filhos, deles eu recebia uma generosa mesada de fazer inveja a qualquer garoto da mesma idade. Porém, o dinheiro fácil me levou a perder o foco. Passei a trocar as aulas por distrações de todo o tipo e quase fui reprovado na escola.


A atual crise econômica está permitindo ao Brasil ampliar sua importância no cenário internacional. Graças a um sistema bancário sólido, um forte mercado interno, uma pauta diversificada de exportações e a uma situação privilegiada em termos de reservas, ganhamos destaque entre os países emergentes. A ponto do presidente Lula ter sido alvo de um elogio inusitado de Barack Obama, presidente dos EUA, ainda a princial potência global: "Esse é o cara.". Entretanto, precisamos continuar com os pés no chão. Ainda há muito por fazer, até consolidarmos nossa posição de proeminência nos centros de poder mundial.


Por isso, uma postura inteligente é reconhecer a existência de ciclos. Na natureza. Na vida. Na economia. Quem enxerga as coisas dessa maneira, mantém a atitude proativa de viver com equilíbrio. Desfruta dos bons momentos, mas não a ponto de esquecer o risco de que nem sempre o céu será de brigadeiro. Com serenidade, continua fazendo o que é devido, na única certeza de que Aquele lá de cima nunca lhe abandonará.

Nenhum comentário: