domingo, 10 de maio de 2009

Espere o melhor, mas prepare-se para o pior

" ... porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos." (Mt 5.45)

Como todo nordestino, sinto uma enorme alegria toda vez que vejo a chuva cair. É um momento especial. Dá uma trégua no sofrimento do nosso povo. Renova as esperanças de uma gente que passa quase todo o ano enfrentando as agruras da luta diária para sobreviver numa terra onde sobra sequidão.

Nos últimos dias, porém, a chuva tem chegado com jeito de que não quer parar. E com ela a aflição que atinge mais de 800 mil pessoas, incluindo a morte de dezenas delas, em quase 300 municípios de nove Estados das regiões Norte e Nordeste. Dizem que a explicação da tragédia está no aumento da temperatura do mar. Águas mais aquecidas atraem uma massa de nuvens e ventos para a região. E por isso chove.

Diante do sofrimento de milhares de famílias, cometo o desatino de interpelar a Deus a razão de tanta desgraça. A exemplo do poeta, pondero com o Criador se "será que o Senhor se zangou e só por isso o sol se arretirou fazendo cair toda chuva que há". Felizmente, um novo dia ensolarado me ajuda a enxergar as coisas com mais clareza.

Por qual motivo tantas casas foram construídas em áreas de risco ? Onde está a regulamentação proibindo edificações em áreas inundáveis ? Por que não existe um sistema de alerta para previsão antecipada de eventos chuvosos e inundações ? E cadê o planejamento de uso e ocupação adequada do solo nesses muncipios ? Chego à conclusão de que, mesmo com tanta chuva, se nossas autoridades públicas tivessem feito a parte que lhe é devida, no lugar da lamentação, estaríamos todos nós olhando para o Alto para agradecer.

Publicado no jornal O Povo



Um comentário:

luiz cledio disse...

Legal e justo sua observação