domingo, 13 de setembro de 2009

Semeadores de legado

"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor."(Ef 6.4)

Todo pai deseja que seus filhos sejam vitoriosos. Projetamos neles a realização das conquistas que ficaram apenas em nossos sonhos. Queremos vê-los indo além do que fomos capazes. É por isso que não medimos esforços para oferecer a eles o que muitas vezes não tivemos. Mas, que tipo de vitória realmente importa para nossos filhos ?

Para o tricampeão mundial Nelson Piquet, o importante era ver o filho Nelson Ângelo Piquet, o Nelsinho, sucedê-lo como um vencedor na Fórmula 1. O pai queria que o filho brilhasse de qualquer forma. Tamanha pressão pode ter contribuído na decisão de Nelsinho de bater seu carro contra um muro, fraudando uma vitória de seu companheiro de equipe e, muito provavelmente, interropendo o futuro de sua carreira.

Para o pai de Denis, um jovem colega de trabalho, a alegria contagiante que denunciava o sentimento de vitória foi ouvir que o filho é uma pessoa leal, honesta e verdadeira. Saber que valeu a pena,
como um semeador de legado, a perseverança em tentar ser exemplo e a paciência em ensinar aos filhos aquilo que realmente importa.

Publicado no jornal O Povo
Republicado no jornal O Povo

Nenhum comentário: