domingo, 6 de setembro de 2009

Agradecendo ... e aprendendo com a seleção de Dunga

"Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio." (Fp 3.12)

Propósito. Competência. Motivação. Disciplina. Foco.
Humildade. Unidade. Precisão. Equilíbrio. São esses alguns dos ingredientes que podem explicar o êxito da seleção brasileira de futebol em garantir, com três rodadas de antecedência, uma vaga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, mantendo o feito de único País a participar de todas as copas até hoje realizadas.

Talvez os mais saudosistas não estejam tão contentes com esse resultado inegavelmente expressivo. Principalmente aqueles que assistiram ao apogeu da era Pelé, na canarinho de 70. Ou mesmo os que ficaram encantados com o quadrado de ouro formado por Zico, Falcão, Sócrates e Cerezzo, na seleção de 1982. Mas o mundo mudou e o futebol também.

Por isso, não dá para tirar o mérito do atual escrete brasileiro. Ao contrário, temos muito a agradecer e até a aprender com essa equipe. Afinal, dizem os estudiosos que felicidade humana é determinada por fatores genéticos (50%), circunstâncias (10%) e atividade intencional (40%). Na medida em que não podemos mudar nossa herança genética e alterar as circunstâncias é muito difícil, resta-nos, a exemplo da selação de Dunga, fazer o melhor possível utilizando nossas forças pessoais em buscas das vitórias.

Publicado no Jornal O Povo

Nenhum comentário: