domingo, 20 de setembro de 2009

Lidando com as incertezas

"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." (Lc 21.33)

No dia 15 de setembro de 2008, o então quarto maior banco de investimento americano afundou. As autoridades americanas deixaram o Lehman Brothers sucumbir e, com isso, empurraram o mercado financeiro mundial ladeira abaixo, numa das mais profundas crises econômicas dos últimos 80 anos. Apesar dos estragos, principalmente nos países mais ricos, o mundo não chegou ao fim como vaticinavam os pessismistas de plantão.

Mas, para mim, aquela sexta-feira parecia que seria a última. Acordei apavorado no meio da madrugada. Uma dor lancinante só me deixava imaginar que o pior aconteceria. Foi quando pensei que aquilo poderia não ser tão grave e decidi pedir ajuda à minha esposa. Alguns minutos depois, devidamente medicado, todo aquele susto já tinha passado.

Medo diante da incerteza. Talvez você já tenhado passado por isso. Da próxima vez, tente fazer algo diferente. Questione. É possível que aquilo que você está vendo como um infortúnio não seja tão ruim assim. Compartilhe. Quem sabe não já exista alguém ao seu lado pronto para lhe ajudar. E acredite. Confiando que tudo vai dar certo no fim. Afinal, se ainda não deu certo, é porque ainda não é o fim.

Publicado no Jornal O Povo

Nenhum comentário: