sábado, 29 de agosto de 2009

Os atos secretos que valem a pena

"Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez." (Mt 6.3)

Atos secretos. O senador José Sarney sabe bem do que se trata. Afinal, são dezenas de nomeações de parentes e apadrinhados políticos para ocupação de cargos comissionados no Senado Federal. Atos secretos. O cantor Belchior estranhamente também anda sumido. Não não sabe para onde ele foi nem por qual motivo decidiu se esconder.

Atos secretos fazem parte de nosso repertório de comportamentos humanos. Escolhemos esse caminho quando insistimos em fazer algo que temos a convicção de que não contaremos com a aprovação da maioria das pessoas. Ou, como uma opção mais fácil, diante de situações que nos tornam impotentes e nos fazem enxergar a fuga como única saída.

Felizmente existem atos secretos que valem a pena praticá-los. São aqueles que, acima de tudo, buscam o bem de outras pessoas. E devem ser feito de maneira discreta, sem muito alarde. Ao contrário daqueles que odeiam a luz e fogem dela, estes são mais frutíferos exatamente quando realizados no anonimato.

Nenhum comentário: