quarta-feira, 21 de abril de 2010

Faça o que deve ser feito

"Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador."
(Lc 19.7)


Algo muito comum de se ver é atestado médico fornecido sem o exame do paciente. Por conveniência ou algum outro motivo, muita gente chega a constranger os profissionais de saúde para que forneçam esse tipo de documento. Os médicos, por sua vez, tentando ajudar ou buscando uma forma de resolver rapidamente o problema, normalmente fornecem esses atestados.


Minha esposa sempre rejeitou essa prática. Recentemente, isso fez uma enorme diferença na vida de um adolescente. Chegando sozinho, um pai solicitou a ela um atestado "para que o filho pudesse praticar educação física". Sabendo que de outra forma ficaria sem o atestado, o pai teve quer ir em casa buscar o garoto. Depois do exame, incluindo até um raio-X, o jovem foi hospitalizado: estava com uma forte pneumonia que lhe trazia até risco de morte.


Quase sempre atribuímos nossos pensamentos e ações a nós mesmos. Mas a verdade é que muito do que pensamos e fazemos tem origem a partir do que a maioria das outras pessoas dizem e praticam. Há um conforto em confiarmos na "sabedoria" da multidão, que nem sempre é tão sábia assim. Por isso é preciso que tenhamos coragem para fazer o que deve ser feito, mesmo tendo que ser diferentes e eventualmente pagarmos o preço de desagradar a muitos.

Nenhum comentário: