sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nunca desista dos seus filhos

"Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão ?"
(Jr 12.5)


Minha caçula veio se queixar de dificuldades na escola. Estava convencida de que o nível elevado da turma era a explicação para algumas notas baixas que vinha tirando. Como solução, sugeriu que fosse para outra sala, onde esperava que o ensino fosse bem mais leve. Depois de conversarmos com outros pais e ouvirmos a coordenação do colégio, mostramos a ela que o melhor seria mantê-la na mesma classe.

Nesse episódio, lembrei-me de uma das muitas lamentações que Jeremias, conhecido como "o profeta chorão", tinha feito para Deus. Como um bom Pai, Ele ouviu pacientemente. Porém, não se mostrou condescendente com os sentimentos de autocomiseração do filho. Ao contrário, mudou completamente o foco de Jeremias, ensinando valiosas lições a todo pai e mãe que luta em não desistir de seus filhos.

Deus ouve atento e responde às nossas angústias. Mas Ele não consentirá com o natural desejo humano de ver nosso ego inflado. Seu alvo é sempre o crescimento do caráter de seus filhos. Para isso, de acordo com potencial de cada um, Ele oferece níveis cada mais elevados de desafios. E, nesse processo, nos adverte sobre os riscos de confiarmos demasiadamente em nossas convicções.


Publicado no jornal O Povo

Nenhum comentário: