terça-feira, 7 de setembro de 2010

Antes de tudo, busque sabedoria

"Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios" (Efésios, 5.15)

Meu avô paterno foi um homem muito rico. Saiu ainda jovem de Portugual e se estabeleceu em Fortaleza no ramo de panificação. Com trabalho e disciplina, chegou a ser dono de vários empreendimentos nos ramos da indústria e do comércio. A idade avançada o levou a decidir que era hora de se aposentar e repartir a herança com seus doze filhos.


Tive o privilégio de conhecer a generosidade de meu avô. Era comum as festas na casa dele, reunindo toda a família para desfrutar de uma boa e farta comida, além dos tradicionais presentes. Mas naquele coração largo do vovô João também residia uma complacência com seus filhos que, mais tarde, sairia caro para todos.


Ainda em vida, vovô teve que enfrentar a dura realidade de ver os filhos dilapidarem rapidamente um patrimônio construído com tanto esforço e sacrifício. Na sua cândida bondade, ele não se deu conta de que "ter sabedoria é tão bom como receber uma herança; a sabedoria é melhor do que o dinheiro" (Eclesiastes, 7.11, 12).

Um comentário:

Alice Souza Costa disse...

Verdade. A sabedoria é um bem muito precioso e que poucos possuem. Saber mutiplicar e dividir ao mesmo tempo é muito importante, e poucos fazem isso ou até mesmo sabem disso.
Com o tempo vemos que na vida o interessante é entender as coisas e aprimora-las. ^^}