segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ele tem lhe mostrado o caminho da bênção para que você ande nele

Maldito o homem que confia no homem,
faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!

Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.

(Jr 17.5,7)

Seu Alfredo era um marceneiro incrível. Com mais de 70 anos, trabalhava diariamente na confecção das mais variadas peças. Eu era um garoto por volta dos 13 anos. Fiquei fascinado quando, pela primeira vez, pude apreciar a obra daquele artista. O que mais me chamava atenção eram os instrumentos musicais de cordas produzidos pelo mestre Alfredo.

Certo dia, descobri outra qualidade do seu Alfredo. Ele gostava de contar histórias. Passei a apreciar aqueles momentos mágicos. Deleitava-me em ouvir o sábio seu Alfredo, ao contar desde suas experiências de vida até narrativas que desafiavam minha imaginação. Com o tempo, confesso que esqueci um pouco aquelas peças de marcenaria e continuei a freqüentar a casa do seu Alfredo pelo simples prazer de estar com ele.

Fico pensando que talvez nosso relacionamento com Deus seja algo parecido com a minha história em relação ao seu Alfredo. É comum nossa vida espiritual começar a partir de um milagre ou ato de Deus que representou a solução para problemas da nossa existência terrena. Com o tempo, porém, descobrimos que a presença de Deus é, de fato, o mais importante.

Talvez seja por isso que o profeta Jeremias tenha nos alertado quanto aos perigos do caminho maldito de colocarmos algo diferente de Deus como centro da nossa vida. Não importa se sejam outras pessoas ou mesmo o engano da auto-suficiência. Somos convidados, sim, a desfrutar o caminho da bênção, percorrido pela atitude da confiança e da fé na presença dAquele que sabe e deseja o melhor para cada um de nós.

Nenhum comentário: