domingo, 6 de julho de 2008

As lições do vice

“Não é assim entre vós; pelo contrário,
quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;
e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo.”(Mt 20.26, 27)

O Fluminense tornou-se vice-campeão sul americano de futebol, feito inédito na centenária história do clube. Depois de eliminar grandes times como São Paulo e Boca Juniors, o tricolor das Laranjeiras foi para as finais com a LDU, do Equador. Numa disputa de 210 minutos, os dois times empataram em 5 x 5, com a equipe equatoriana sagrando-se campeã nos pênaltis.

A atual prefeita de Fortaleza, por outro lado, está tendo problemas na definição do nome que comporá com ela a chapa que concorrerá às próximas eleições municipais. A falta do anúncio público do nome do vice, na última convenção que oficializou sua candidatura, poderá acarretar problemas para a candidata durante toda sua campanha.

É curioso como a fixação de ser o primeiro muitas vezes atrapalha nossas vidas. Há quem diga que o Fluminense não conquistou o título da Libertadores porque, diante da iminência de ser campeão, perdeu a concentração e, com isso, não matou o jogo ainda na prorrogação. O que se comenta na política local da capital alencarina é que a indefinição do vice da prefeita, que pode custar até sua reeleição este ano, tem a ver com sua possível candidatura a número 1 para o governo do estado, lá em 2010.

Chego à conclusão que sábio mesmo é meu colega Álvaro. Depois do 50, resolveu encarar sua primeira maratona. Após quatro meses de intensa preparação, conseguiu completar os 42.195 metros da prova. Mesmo chegando 3 horas depois dos primeiros colocados, venceu suas próprias limitações e, o que é mais importante, incorporou novos hábitos como acordar cedo, praticar exercícios físicos regularmente e preferir sempre uma alimentação saudável.

Por isso liberte-se da tirania de ter que ser o primeiro em tudo. Saiba que a felicidade também reside no lugar em que você se encontra hoje . Seja flexível com suas metas. O que importa é seguir em frente, aproveitar bem as oportunidades e crescer em seus relacionamentos. Faça o melhor que puder, a partir dos dons, talentos e habilidades que você já possui. E aprenda a acolher com gratidão os resultados que, verdadeiramente, somente Aquele lá de cima tem o total controle.

Nenhum comentário: