sábado, 3 de janeiro de 2009

Comece 2009 agradecendo

"Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1 Ts 5.18)

Minha intenção era praticar um gesto de bondade para iniciar o ano de uma forma bem positiva. Antônio é um colega de profissão que conheço há bastante tempo. Recentemente passou por uma cirurgia complicada, o que lhe deixou ausente do trabalho por mais de quatro meses. Chego na casa dele e constato que a mãe também está ali com idade avançada e sofrendo de Alzheimer.


Logo que começo a conversar, ainda perplexo com aquela difícil situação, Antônio me conta que outro colega tinha lhe visitado naquela semana e feito comentários piedosos a respeito da condição em que ele e a mãe se encontravam. No que Antônio prontamente respondeu: "Cara eu sou um ser abençoado, iluminado. Aleijado, nordestino e filho de pais pobres, estou aqui para contar a história. Quando tinha doze anos, um médico me disse que eu não passava dos 30. Este ano vou completar 49. Portanto, estou no lucro !"

Estamos começando 2009 num clima de muitas incertezas, insegurança e expectativas. A crise já chegou, embora ainda não saibamos em que extensão seremos atingidos. Os ataques no oriente médio trazem à tona o velho fantasma de um conflito em escala mundial. E continuamos sem saber se o novo governo de Obama será realmente um tempo de novas e positivas mudanças para um mundo cada vez mais globalizado.

Por isso, só nos resta buscar inspiração e alento no exemplo de Antônio. A despeito das circunstâncias desfavoráveis, sua experiência de vida nos ensina muito. Com ele, aprendo que, acima de tudo, o que importa mesmo é a convicção de que "estamos no lucro", pois o fato de estarmos vivos nos concede o privilégio e a satisfação gratificante de poder continuar lutando.

Um comentário:

Aluíres JÚNIOR disse...

É verdade! Estamos no lucro, pela misericórdia de DEUS, que tem se renavado a cada manhã!