sábado, 10 de janeiro de 2009

Onde está a crise ?

"Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto;"
(Jo 3.11)


Os aeroportos abarrotados de gente. Os shoppings cada vez mais cheios. Os restaurantes com as costumeiras filas. As praias mais lotadas do que nunca. As concessionárias repletas de compradores, com prazo de entrega de veículos em até 60 dias. A pergunta que mais tenho feito nestes dias para a qual não consigo explicação é simples mas intrigante: onde está a tão propalada crise ?

Uma coisa é certa: a crise está na mídia. Ligue a televisão e você irá encontrá-la na dimensão globalizada. Abra os jornais e acompanhe os desdobramentos dela cada vez mais próximos de você. E, com um pouco mais de curiosidade, como tenho feito ultimamente, procure por mais detalhes nas revistas especializadas em economia e encontrará níveis cada vez mais profundos dessa famigerada crise.

Fico pensando se aí não está uma possível resposta para essa aparente contradição. Como notícia ruim é a que vende mais, talvez a imprensa encontre na própria temática da crise uma oportunidade para não ter que passar por ela. E nós, que normalmente enxergamos a realidade pela lente da mídia, ficamos achando que a crise de fato existe.

Por isso, fique com a sábia postura do equilíbrio. Procure manter-se atualizado com as informações veiculadas na mídia sobre o que acontece no mundo, no nosso país e na sua própria cidade. Mas, no seu cotidiano, permaneça atento ao que de fato acontece, buscando enxergar com mais clareza e profundidade a realidade da qual você participa. E, se possível, depois responda: onde está a crise ?

Publicado no jornal O Povo

Nenhum comentário: