quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Encontrando o melhor caminho para sua vida

"A jumenta viu o Anjo e se deitou no chão.
Balaão ficou com tanta raiva, que surrou a jumenta com a vara.
Aí o SENHOR fez a jumenta falar ..." (Nm 22.27, 28)

Graças a Deus que esta semana a paz voltou a reinar lá em casa. Não foram muitos dias sem o bendito sossego. Mas quando se trata da tranqüilidade num lar, qualquer tempo subtraído parece uma eternidade.

Tudo começou com uma conversa sincera e realista com uma de minhas filhas. Recém ingressa na universidade, tentava eu mostrar-lhe os desafios para se ter acesso ao mercado de trabalho, hoje em dia. Por isso, é necessário o sacrifício de uma maior preparação ainda na faculdade.

Depois disso, o mundo desabou. Fiquei parecendo com a jumenta do profeta Balaão, mencionada no texto bíblico citado acima. Tentou por três vezes avisar ao profeta que havia um anjo parado na estrada, com uma espada na mão. Sem querer aceitar, Balaão açoita impiedosamente a jumenta que tencionava apenas ajudar-lhe.

Lembrei-me dos insistentes conselhos de minha mãe: “filho, se você não quiser ouvir o que seus pais estão dizendo, a vida vai lhe ensinar”. E ensina mesmo. Exemplo disso está na conclusão a que chegou João Guilherme Estrella, protagonista do livro Meu Nome Não É Johnny, que virou um tremendo sucesso de bilheteria:”a principal coisa que o consumo de drogas fez comigo foi me dispersar, desviar-me dos objetivos principais da minha vida.”.

Assim como nas nossas histórias, Deus se fez presente na vida de Balaão. Foi o primeiro e único sermão de uma jumenta para um profeta. Uma mensagem que até hoje pode nos ensinar bastante quando estamos obstinados a seguir por “caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte” (Pv 16.25). Por isso:
1.Sempre que possível, faça uma pausa na loucura do dia-a-dia;
2.Ouça com atenção as “jumentas” que lhe aparecerem (parentes, amigos, seu corpo e a própria realidade da vida);
3. Esteja disposto, se necessário, a mudar de caminho (lembrando que o caminho de Deus ainda é o melhor caminho); e
4. E jamais esqueça: o que você vê e ouve depende muito do lugar onde você se coloca.

Nenhum comentário: