quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Vivendo na certeza de que a melhor colheita ainda está por vir


"Não se enganem: ninguém zomba de Deus.
O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá
." (Gl 6.7)

Nesta última semana, em meio a notícias que ameaçam nos roubar o entusiasmo, fui tocado pelo sentimento positivo dos nossos conterrâneos agricultores. As primeiras chuvas do ano, que para nós da cidade foi visto como um problema, reacenderam naqueles irmãos a esperança de um bom inverno em 2008.

Fiquei imaginando como poderia aprender mais com os sertanejos, especialmente essa incrível capacidade que possuem de recuperar o ânimo, praticamente do nada. Olhemos para o alto. Isso mesmo. É somente de lá que pode vir a disposição para enxergarmos de forma alentadora a realidade daqui embaixo, afastando os perigos de sabotagem do nosso futuro.

O texto bíblico acima declara uma lei natural inexorável. A colheita tem uma relação direta com a semente plantada. Independente do conhecimento ou experiência, nenhum agricultor discutiria esse princípio. Contudo, muitas vezes nos enganamos acreditando que é possível ser diferente com o que acontece em nossas vidas.

Por isso, esteja atento à advertência divina: “ninguém zomba de Deus”. Há certos princípios que se observarmos nos pouparão de mais problemas. Além disso, nos oferecem lições valiosas, que nos ajudam a alcançar nossos alvos. Como a que a lei da colheita nos ensina:
1.Seja responsável por sua “plantação”, parando de culpar os outros pelo que lhe acontece;
2.Selecione as “sementes”, sabendo que todas as suas escolhas têm conseqüências;
3. Escolha o “solo” apropriado, priorizando aquele que possam frutificar de forma sustentável;
4. Persevere “cultivando”, investindo naquela que é a sua parte principal, a preparação;
5. E “colha” no tempo certo, crendo que Aquele lá de cima sabe o que é melhor para nós.

Nenhum comentário: