quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Começando 2008 reanimado

"Quando Davi e os seus homens chegaram, viram que a cidade tinha sido queimada e que as suas mulheres, os seus filhos e as suas filhas haviam sido levados embora. Então Davi e os seus homens começaram a chorar e choraram até ficarem sem forças." (1 Sm 30.3, 4)

O ano novo começou. Torço para que você se encha de entusiasmo nesse início de 2008. Nada de desânimo. Nem pessimismo. Esqueça até aquela tentativa de roubar sua alegria que alguém possa ter lhe feito no réveillon. Erga a cabeça. Olhe pra frente. Sua vida é mais importante.

Por isso mesmo quero compartilhar com você algumas lições que aprendi nestes dias com a experiência retratada no texto transcrito acima. O grande rei Davi ainda era apenas um jovem líder guerreiro. Ao retornar à sua cidade, depois de uma batalha, ficou completamente desanimado ao constatar que os inimigos haviam queimado tudo, levando prisioneiras as esposas dele e de seus principais oficiais.

Porém, esse não foi o final da história. Depois de refletir sobre o que fazer, Davi põe-se a caminho para enfrentar seus inimigos, conseguindo derrotá-los numa batalha onde começou ao amanhecer e teve que lutar até o anoitecer. Nesse episódio, Davi teve que tomar algumas atitudes que muito nos ensinam:
1. Trocou a ineficaz lamentação pela sábia reação;
2. Antes de agir, pausou para avaliar o que fazer e suas possibilidades;
3. Lembrou-se da importância de lutar ao lado de outros;
4. Tornou seu problema menor enxergando e até ajudando outras pessoas em pior situação;
5. Começou bem cedo a fazer a parte que lhe era possível;
6. Agradeceu Àquele que lhe deu coragem, direção e oportunidades;
7. E não esqueceu de repartir com outras pessoas o resultado do seu sucesso.

Ao refletir sobre esses ensinamentos, espero que você, assim como aconteceu com Davi, possa ficar completamente reanimado, ganhando forças e energia para continuar buscando seus alvos e conquistando as vitórias durante este ano que se inicia.

Nenhum comentário: